Das empresas que aderiram ao lay-off simplificado, 64,5 mil já receberam o pagamento da medida extraordinária de apoio à manutenção dos contratos de trabalho.
O Ministério do Trabalho garante, em comunicado enviado às redações, que "os apoios já pagos no âmbito desta medida atingiram um total de 492 mil trabalhadores" e totalizam 190 milhões de euros.
Em relação a outro tipo de apoios já pagos, adianta ainda a tutela que o valor ascende a 257 milhões de euros, abrangendo 98 mil empresas e um total de 781 mil trabalhadores.
Estes números dizem respeito aos apoios à redução da atividade dos trabalhadores independentes, ao apoio excecional à família, às baixas por isolamento profilático e às prorrogações extraordinárias das prestações de desemprego ou ao Rendimento Social de Inserção.
Até final da primeira quinzena de maio, assegura o Ministério tutelado por Ana Mendes Godinho, a Segurança Social irá proceder ao pagamento de todos os pedidos aprovados que deram entrada até dia 30 de abril.
De salientar que o número de empresas que pediram para aderir ao regime do layoff simplificado ultrapassou os 100 mil requerimentos, correspondente a um universo potencial superior a 1,2 milhões de trabalhadores, segundo dados oficiais publicados na segunda-feira.
Desde o dia 31 de março, a Segurança Social registou 102.489 pedidos de empresas para um universo potencial de 1.258.938 trabalhadores, mas nem todos estarão abrangidos pelo layoff simplificado.