MB Way? Serviço já está "totalmente restabelecido" mas burlas preocupam

O serviço MB Way teve constrangimentos na tarde de segunda-feira, altura em que podem ter sido afetadas "algumas operações do serviço e alguns utilizadores". Segundo a SIBS, esses problemas foram já "ultrapassados", mas a verdade é que há um número crescente de burlas associadas à aplicação.

Notícia

© Reprodução Facebook

Notícias ao Minuto
06/05/2020 16:10 ‧ 06/05/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

MB Way

O MB Way registou constrangimentos na segunda-feira à tarde, que podem ter afetado "algumas operações do serviço e alguns utilizadores", disse fonte oficial da SIBS, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto. O serviço está agora totalmente restabelecido, mas há cada vez mais burlas associadas à aplicação. 

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo Jornal de Negócios, esta quarta-feira, dando conta que a empresa EuPago teve clientes que reportaram "transações anómalas" através do MB Way, sem acrescentar detalhes adicionais.

"Esses constrangimentos temporários já foram totalmente ultrapassados, estando o serviço a funcionar com toda a normalidade. A SIBS tem equipas em permanência na monitorização, o que permitiu uma identificação imediata da situação e recuperação da mesma no menor espaço de tempo possível, de forma a ter o menor impacto possível na prestação do serviço junto dos seus utilizadores", referiu fonte oficial da SIBS

Burlas por MB Way disparam na quarentena

Há cada vez mais queixas de burlas através da app da SIBS. O Correio da Manhã adianta que nos primeiros quatro meses do ano foram apresentadas 4.111 denúncias às autoridades, uma média de 34 por dia. Este valor compara com as 1.109 queixas registadas no conjunto do ano passado. 

Questionada sobre este aumento do número de queixas, fonte oficial da SIBS remeteu os esclarecimentos para um comunicado já divulgado sobre as fraudes associadas a este serviço, no qual a operadora de pagamentos sublinha que este é um "problema de segurança pública". 

Recomendações da SIBS para uma utilização segura do MB Way e evitar burlas: 

  1. Ao aderir, nunca use um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece. Confirme o número introduzido na adesão porque ficará associado ao seu cartão e conta bancária e permitirá a realização de operações na sua conta.
  2. Nunca siga as instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way. Se é a primeira vez que vai utilizar, sugerimos que veja os passos indicados no site e veja este filme.
  3. Nunca partilhe o PIN do MB Way nem como forma de pagamento nem como garantia. O seu PIN (código de acesso de seis dígitos) é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária.
  4. Nem os bancos nem as entidades legitimas – como operadoras de comunicação ou de outros serviços – pedem, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja seu ou que não conhece. Se for contactado para este efeito não dê os seus dados e entre em contacto com o seu banco.
  5. Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem do pedido aparente ser legítima.
  6. Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via SMS.
  7. Se for contactado para aderir ao MB Way comum número de telemóvel que desconhece, interrompa de imediato essa operação, entre em contacto com o seu banco ou informe as autoridades.
  8. Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.
  9. A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida.

Uma das burlas mais frequentes passa pela introdução de números de telefone desconhecidos no Multibanco, daí que seja importante só introduzir o seu ou um que conheça: "Estas mensagens [apresentadas pela SIBS no Multibanco] alertam para que nunca sejam adicionados números de telefone de terceiros ou desconhecidos ao serviço, porque com isso darão a esse desconhecido o acesso à sua conta bancária", salienta a gestora da rede Multibanco

Leia Também: Hoje é notícia: Pede-se cerco a Fátima; Golpes com MBWay na quarentena

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas