Governo aprova 'Simplex SOS' com novas medidas de simplificação

O Governo aprovou hoje o "Simplex SOS" com medidas de simplificação e desburocratização no âmbito da Administração Pública, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), que vai vigorar até ao final do ano.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/06/2020 22:34 ‧ 04/06/2020 por Lusa

Economia

Governo

Entre as medidas integradas no "Simplex SOS" está a substituição dos regimes de licenciamento por comunicações prévias, bem como a simplificação de notificações, contagem de prazos, obtenção de pareceres, recurso a meios digitais de notificação e contactos.

O pacote de simplificação e desburocratização prevê ainda a substituição de pareceres por conferências de serviços, institucionalizando conferências periódicas entre Comunidades Intermunicipais e serviços da administração central para a resolução de problemas.

Na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, apontou algumas destas medidas de simplificação a agilização, referindo a substituição dos múltiplos pareceres que agora são necessários pela emissão de um parecer simultâneo pelas diferentes entidades, em regime de conferência de serviços.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o Plano de Estabilização Económica e Social, que enquadrará o orçamento retificativo que será entregue no parlamento na próxima semana.

O PEES vai vigorar até ao final deste ano e visa responder ao impacto da crise económica e social causada pela pandemia de covid-19.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas