Um estudo da Mastercard revela que 72% dos inquiridos prefere fazer as suas compras no comércio local para ajudar as pequenas lojas da sua comunidade a recuperarem do impacto da pandemia do novo coronavírus.
Além disso, metade dos inquiridos reconhece ter descoberto novas lojas desde o início do confinamento, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O estudo indica que a tendência de descoberta do comércio local se mantenha, mesmo depois de todas as restrições terem sido levantadas, com quase dois em cada três (68%) portugueses a manifestar a intenção de continuar a fazer as suas compras no comércio local.
Além disso, quatro em cada cinco (81%) dizem que os últimos meses os tornaram mais solidários, com mais de metade (51%) a assumir um maior sentimento de pertença à comunidade.
"À semelhança do que acontece por toda a Europa, um em cada três portugueses (31%) afirma ter ganhado o hábito de cumprimentar os seus vizinhos e 24% dizem que conhecem agora o nome dos proprietários das lojas locais", sublinha ainda o mesmo estudo.