A procura por empréstimos por parte das empresas aumentou "fortemente" no 2.º trimestre, de acordo com o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
Porém, no caso dos particulares os dados demonstram que houve uma diminuição da procura, nomeadamente no segmento do crédito ao consumo.
"No segundo trimestre do ano, a procura de empréstimos por parte das empresas aumentou fortemente, especialmente no segmento de PME e em empréstimos de longo prazo e, em contraste, diminuiu fortemente no caso dos particulares, em ambos os tipos de crédito mas especialmente no crédito ao consumo", pode ler-se no inquérito do Banco de Portugal.
As perspetivas para o terceiro trimestre apontam para "critérios mais restritivos no crédito a empresas, sobretudo PME, e no crédito ao consumo. Do lado da procura, é esperado um aumento no segmento das empresas e uma virtual estabilização por parte dos particulares", de acordo com as conclusões do inquérito.
O questionário em questão foi enviado aos bancos no dia 5 de junho e o envio das respostas ocorreu até ao dia 23 de junho.