O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a nomeação do antigo ministro das Finanças Mário Centeno para governador do Banco de Portugal (BdP), cargo que começará a exercer já na próxima segunda-feira.
"O Conselho de Ministros aprovou a resolução que designa, sob proposta do membro do Governo responsável pela área das finanças, Mário José Gomes de Freitas Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
Questionada sobre quando é que Centeno entra em funções, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, detalhou, em declarações aos jornalistas, que começará a exercer o cargo de governador do supervisor da banca "na segunda-feira".
Esta aprovação vem no seguimento de o relatório da audição de Mário Centeno ,no âmbito da proposta de designação para governador do Banco de Portugal, ter sido aprovado pelos deputados com voto favorável do PS e a abstenção do PSD e do PCP, na quarta-feira.
No final de junho, o primeiro-ministro escreveu ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta do Governo para nomear o ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.