A agência Moody's tem agendada, para esta sexta-feira, uma revisão do rating de Portugal. Não se espera uma 'mexida' no rating, mas espera-se que a Moody's possa seguir os passos à Fitch e à S&P e que corte a perspetiva para estável.
"A agência de notação financeira Moody's deverá rever hoje o rating de Portugal. A agência é a única que ainda mantém uma perspetiva positiva para a dívida de Portugal, pelo que poderá cortar o 'outlook' para estável, tal como fizeram a Fitch e a Standard & Poor's", refere André Pires, da XTB, em comunicado.
Em maio, a agência de notação financeira Fitch não se pronunciou sobre o rating ou sobre a perspetiva de Portugal, mantendo a classificação de 'BBB' e perspetiva estável sobre a dívida pública portuguesa.
Também durante a crise pandémica, em 24 de abril, numa pronúncia não agendada, a Standard and Poor's reviu em baixa a perspetiva da dívida pública portuguesa de positiva para estável, reafirmando o 'rating' de 'BBB' para a dívida pública de longo prazo.
O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.
Cada agência de rating tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado 'lixo').
Na letra B há categorias que podem ser classificadas como de investimento, caso se aproximem do nível A, ou de risco ou especulativo, caso se aproximem do C.