Os dados da plataforma OLX sobre contactos feitos a anúncios de procura de emprego revelam um aumento de 32% no primeiro semestre, em comparação homóloga, de acordo com um comunicado da empresa.
"Em autêntico contraciclo com o que está atualmente a verificar-se na sociedade portuguesa, a procura por emprego aumentou na comparação com o ano passado. Uma possível explicação prende-se com o caracter mais sazonal e, consequentemente, natureza mais flexível dos vínculos contratuais que implicam o perfil-tipo dos trabalhos mais anunciados na plataforma. O facto de não haver uma necessidade de estabelecer ligações de longo prazo com os trabalhadores, num contexto tão incerto como atual, contribui para este crescimento face a 2019 apesar da crise que já estamos a enfrentar",considera Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A subcategoria de restauração, hotelaria e turismo registou menos procura em abril (-85%), maio (-86%) e junho (-80%), precisando que as palavras mais pesquisadas na plataforma foram 'part time', 'empregada de limpeza' e 'limpeza'.
Nos primeiros meses do ano registou-se um aumento da procura, em comparação com 2019, mas após o início da pandemia a tendência acabou por se inverter, acrescenta.