A Segurança Social abriu um período extraordinário para candidaturas aos apoios da Covid-19 para os trabalhadores independentes e para membros de órgãos estatutários, anunciou o organismo. Assim, quem não conseguiu submeter o processo poderá fazê-lo até ao dia 30 de setembro, com efeitos retroativos.
"Este período excecional de candidaturas destina-se a possibilitar o acesso a estes apoios extraordinários aos trabalhadores independentes e/ou membros de órgãos estatutários que, afetados na sua atividade económica pelos efeitos da pandemia Covid-19 nos períodos anteriores, não conseguiram submeter os respetivos processos, ou não reuniam requisitos para a submissão das respetivas candidaturas", pode ler-se numa nota publicada no site da Segurança Social.
O formulário electrónico para este efeito estará disponível no site da Segurança Social Directa a partir desta quarta-feira, sendo possível submeter os pedidos até ao final do mês.
Em causa estão as medidas 'apoio extraordinário à redução da atividade' e 'medida extraordinária de incentivo à atividade profissional', segundo a Segurança Social.
Os empresários em nome individual devem formalizar as suas candidaturas acedendo através da opção de trabalhadores independentes, sublinha ainda o organismo.