A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a realizar uma operação de fiscalização em todo o país, em 52 pontos, com o objetivo de apurar as condições de circulação das mercadorias, bem como a conformidade desses mesmos produtos transportados.
"É uma operação que está a envolver cerca de 130 inspetores que começou ontem em Vilar Formoso e tem 52 pontos de fiscalização em todo o país", adiantou o secretário de Estado do Comércio, João Torres, em declarações transmitidas pela RTP3.
A operação em causa destina-se a fiscalizar as condições de circulação das mercadorias e a verificar a conformidade dos materiais e produtos transportados, referiu ainda o secretário de Estado, acrescentando que esta ação é "fundamental para fortalecer a confiança no mercado".
Também o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, adiantou que desde o início da operação, que arrancou na terça-feira, já se contabilizam "mais de três centenas de veículos inspecionados". Porém, deixou a indicação de que prevê que se mantenha uma "tendência de um nível de incumprimento relativamente baixo".
João Torres fez ainda um balanço sobre a operação desenvolvida no âmbito da Covid-19, adiantando que foram já fiscalizados 3.100 operadores económicos, tendo sido abertos 300 processos de contraordenação no setor económico e 400 na área alimentar.
Desde o início da pandemia foram já apreendidas mais de 835 mil máscaras e 29 mil litros de álcool gel, tendo sido registadas mais de 22 mil denúncias na plataforma da ASAE criada para esse efeito.
Leia Também: ASAE apreende alimentos por falta de condições de armazenamento