Os CTT - Correios de Portugal vão entregar o cartão de cidadão em casa dos portugueses, como parte de um projeto-piloto que arranca esta sexta-feira, dia 25 de setembro, em Oeiras. O projeto é da responsabilidade do Instituto de Registos e Notariado (IRN).
O objetivo é que o serviço seja "gradualmente" alargado ao restante território nacional, segundo um comunicado a qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Numa primeira fase abrangerá 6.000 cidadãos do concelho de Oeiras, mas o objetivo é que atinja os 100 mil.
"Os clientes vão receber um SMS ou um email do IRN, conforme os contactos que tenha associado ao cartão do cidadão, a avisar da entrega do documento por correio registado e a informar que a receção só pode ser feita pelo próprio, e mediante prova da sua identidade", sublinha a operadora de correios.
Se não for possível a entrega, o documento "poderá ser levantado na Loja Própria CTT indicada no aviso de entrega que foi deixado na caixa de correio. Em alternativa, o cidadão poderá recorrer ao serviço Alterar Entrega, que permitirá alterar o local de entrega, numa morada da sua preferência".
Por questões de segurança, só o titular do cartão o poderá rececionar, seja em casa, seja no balcão dos CTT, "uma vez que é obrigatório comprovar a sua identidade de forma presencial".