A empresária Isabel dos Santos já terá assinado o acordo para vender os 42,5% do Eurobic a um comprador "desconhecido" em Portugal, avança a SIC Notícias.
Ao que indica o canal de televisão, o potencial comprador do lugar de Isabel dos Santos no Eurobic é um empresário de nacionalidade líbia e norte-americana, dono da Netoil - um grupo internacional com interesses na área do petróleo e gás natural.
As empresas de Isabel dos Santos acionistas do Eurobic disseram que continuavam interessadas em alienar as suas participações, em junho, depois de o espanhol Abanca ter desistido da compra, e que estão a avaliar propostas de outros interessados.
O banco espanhol tinha chegado no início de fevereiro a um pré-acordo para comprar 95% do capital do português EuroBic, aguardando as autorizações das autoridades regulatórias.
A operação estava pendente de uma investigação ao banco para definir o preço final da operação. Já em 05 de maio, o Abanca disse que tinha renovado a aposta na compra do Eurobic, mas por um preço inferior ao inicial, devido ao "efeito adverso" provocado pela covid-19.
Em janeiro passado foi conhecido que Isabel dos Santos ia abandonar a estrutura acionista do EuroBic, após a divulgação de documentos de uma investigação jornalística, num caso designado de 'Luanda Leaks'. Então o Eurobic disse que essa medida se destinava a "salvaguardar a confiança na instituição" e também informou que a empresária tinha renunciado "em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto". Entretanto, a ações da empresária no banco ficaram sob arresto judicial.