O Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 prevê a construção de uma nova linha ferroviária entre o Porto e Vigo e uma linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa. Esta última irá ligar as duas principais cidades do país em 1h15
O ministro das Infraestruturas defendeu que a aposta dos "sucessivos" governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária.
"Não temos um grande histórico em termos de ferrovia. Sucessivos governos fizeram uma aposta na rodovia [...]. Isto reflete-se na condição da nossa rede ferroviária atual. [Esta opção] é ainda mais estranha se considerarmos as mais-valias que a ferrovia pode dar", afirmou Pedro Nuno Santos, em Lisboa.
No que se refere à ferrovia, as metas do programa centram-se na substituição e aumento do material circulante, aumento da capacidade nas áreas metropolitanas, a criação de uma nova linha Porto-Vigo (Espanha) com duração de uma hora, bem como a eletrificação da rede até 2030.
O Governo anunciou ainda uma nova linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, com um tempo de viagem de 1h15. O Governo "percebeu desde o início", a necessidade de "aproximar as duas áreas metropolitanas", explicou o ministro das Infraestruturas.
"Esta é uma linha cara. Altamente dispendiosa", admitiu o ministro, pelo que o primeiro troço será entre o Porto e Soure, porque "a parte norte da linha cruza-se com a Linha do Norte". O investimento previsto para a alta velocidade entre as duas principais cidades nacionais é de 4.500 milhões de euros, segundo o Público.
As duas prioridades são, assim, as ligações Lisboa/Porto e Porto/Vigo, adiantou Pedro Nuno Santos.
Programa de investimentos "positivo" mas com insuficiências
Antes de Pedro Nuno Santos, falou a presidente do Conselho Superior de Obras Públicas (CSOP), Natércia Cabral, que considerou que o PNI 2030 é "positivo", embora contenha algumas insuficiências.
No entanto, esta responsável lembrou que, tendo em conta a importância do programa e o impacto da crise sanitária devido à pandemia de Covid-19, é importante avançar com o PNI 2030.
Durante a sua intervenção, no início da sessão, a presidente do CSOP, notou ainda ser "urgente saber informação sobre a calendarização das intervenções". Natércia Cabral destacou ainda a "elevada participação, rigor e sentido construtivo" dos conselheiros e consultores do CSOP neste processo.
O PNI 2030 é o programa que contém os investimentos previstos para a próxima década em áreas como a ferrovia, energia, ambiente e regadio. O evento de apresentação, que decorre em Lisboa, conta ainda com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
Reveja aqui:
Apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030 #PNIPT https://t.co/hkuQ3RGV1h
— República Portuguesa (@govpt) October 22, 2020