Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

STE pediu ao Governo medidas para se manter o poder de compra

"Não pedimos atualizações salariais, pedimos foi para não perder o poder de compra em 2021", adiantou a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, à saída de um encontro com o Governo.

STE pediu ao Governo medidas para se manter o poder de compra
Notícias ao Minuto

10:48 - 06/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia STE

A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, pediu ao Governo medidas para que os trabalhadores mantenham o poder de compra no próximo ano. Sobre a resposta do Governo, Helena Rodrigues adiantou que a posição não está fechada e que o Executivo está a fazer contas. 

"Pretendíamos negociar aquilo que era não perder poder de compra, que já é diminuto em 2020. Todos conhecemos a situação pela qual passamos", disse Helena Rodrigues, depois de um encontro com o Governo e em declarações transmitidas pela RTP3. 

"Solicitamos ao Governo que fizesse através de um acréscimo de 1% na remuneração dos trabalhadores que mantivesse o poder de compra", disse a sindicalista, apelando a que o Executivo desse um "sinal" aos trabalhadores. 

Sobre a resposta do Governo, Helena Rodrigues disse que o Executivo transmitiu que "continua a fazer contas" e que "não fechou tudo".  

"Não pedimos atualizações salariais, pedimos foi para não perder o poder de compra em 2021", adiantou. "Vamos ver o que o Governo pensa", acrescentou, sendo que este pedido foi dirigido relativamente aos salários e pensões. 

Governo e sindicatos da administração pública voltam hoje a reunir-se numa ronda negocial suplementar, a pedido dos representantes dos trabalhadores, com o executivo a admitir novos encontros até à votação final do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Porém, Helena Rodrigues disse que "por agora" não estão previstos novos encontros. 

A reunião decorre a pedido das estruturas sindicais, depois de o Governo, em 9 de outubro, ter dado por fechada a negociação geral anual, onde não foi apresentada qualquer proposta de aumentos salariais para 2021 por parte do executivo, além da atualização do salário mínimo nacional, embora também sem valores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório