Se vai comprar um carro usado saiba que há alguns pontos que deve ter em consideração de modo a garantir que está a fazer uma boa aquisição. Caso tenha essa disponibilidade peça ajuda especializada, se tal não for possível siga os conselhos da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
"Comece por procurar vestígios de ferrugem na carroçaria, amolgadelas, mossas ou deformações. Verifique a abertura das portas e do capô, o estado dos pneus, as luzes e a pintura", refere a DECO.
Além disso, no interior da viatura, "veja se há danos nos estofos, se os bancos e os cintos funcionam e se não há estragos nos espelhos, nos botões, na fechadura e na chave de ignição", recomenda a associação.
Deve ainda ligar o motor, de modo a "verificar se há indicação de avarias ou revisões no painel". A DECO recomenda ainda que "analise o nível do óleo, a validade da bateria e o depósito de refrigeração".
"Exija conduzir o carro e verifique se os travões funcionam e se a direção está alinhada. Teste a transmissão e a caixa de velocidades em busca de ruídos", aconselha ainda a associação.