A última semana foi de muito frio e as temperaturas baixas, características desta altura do ano, prometem continuar. Numa altura em que os portugueses procuram maior conforto térmico, a conta da luz pode também aumentar.
O Doutor Finanças dá algumas dicas que podem ajudar a poupar na conta da luz este inverno. Tome nota:
1. Investir no isolamento térmico
"Apesar de representar um investimento financeiro inicial elevado, esta solução permite poupar a longo prazo na conta da luz. Para além disso, o certificado energético sobe de categoria, o que reduz o IMI e IMT a pagar na habitação."
2. Instalar um recuperador de calor
"Estes sistemas de aquecimento permitem concentrar de forma exponencial o calor. Desta maneira, a casa mantém-se quente por mais tempo e de forma homogénea."
3. Preferir o aquecedor a óleo
"À semelhança do recuperador, o aquecedor a óleo emite calor mais concentrado do que um ar condicionado ou ventilador. Embora precise algum tempo até emitir calor, uma vez quente aquece a divisão de forma homogénea."
4. Optar por eletrodomésticos de menor consumo
"Para quem está a pensar comprar um aquecedor ou trocar os que tem em casa, o ideal será escolher o que menos consome. Embora representem maior encargo no momento da compra, os eletrodomésticos com melhor classificação energética permitem maior poupança a médio e longo prazo."
5. Colocar temporizador nas tomadas
"Este aparelho permite regular o tempo de funcionamento dos aquecedores em casa. Se beneficia de um ciclo bi-horário, poderá programar o temporizador para ligar/desligar a tomada do aquecedor no período mais conveniente."
6. Aproveitar a exposição solar da casa
"Por vezes não tiramos total partido da orientação solar, comprometendo o seu conforto térmico. Devemos tentar manter os estores e cortinados abertos durante todo o período de exposição ao sol, de modo a aproveitar o calor."
7. Escolher uma decoração confortável
"Uma casa 'vestida' é sinónimo de maior conforto térmico, já que contribui para cortar a entrada de frio em casa. Aposte em tapetes grossos, passadeiras nos corredores, quadros nas paredes e mobiliário em madeira para potenciar o isolamento da habitação."