Com o país em confinamento, os números da pandemia continuam a aliviar. Esta semana o número de novos casos recuou para mínimos de outubro, enquanto o número de mortes não era tão baixo desde novembro.
Ainda assim, desconfinamento é uma palavra afastada pelo Governo, pelo menos por enquanto. Aliás, esta semana começou a circular um plano de desconfinamento falso nas redes sociais, que foi logo desmentido pelo gabinete de António Costa.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- No arranque do ano, pandemia agravou saldo orçamental em 602 milhões
A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) no primeiro mês de 2021 apresentou um saldo de 760 milhões de euros, o que traduz um agravamento em 602 milhões de euros face ao período homólogo, anunciou o Ministério das Finanças, na quinta-feira.
- Covid-19. Há agora apenas 15 concelhos em risco extremo
Castanheira de Pêra continua a ser o concelho onde a situação da Covid-19 é mais crítica, com mais casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Os dados foram atualizados, no início da semana, pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Há 15 concelhos em risco extremo, ou seja, com uma incidência superior a 960 casos.
Pode consultar aqui os mapas mais recentes que mostram como está a situação da Covid-19 em território nacional.
- Depósitos de particulares atingem "valor mais elevado de sempre" nos 162,8 mil milhões
Com os portugueses em confinamento, os depósitos de particulares atingiram o "valor mais elevado de sempre", fixando-se nos 162,8 mil milhões de euros até ao final de janeiro, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados na quinta-feira.
- IEFP. Número de desempregados inscritos sobe para 424.359 em janeiro
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu para 424.359 em janeiro, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2020 (+103.801 ; +32,4%) e face ao mês anterior (+22.105 ; +5,5%).
- E vão 12. Aprovado o Estado de Emergência até 16 de março
Os deputados debateram e aprovaram, na quinta-feira, o 12.º Estado de Emergência que entrará em vigor no dia 2 de março e se prolongará até ao dia 16 do mesmo mês. Sem surpresas, PS, PSD, PAN e CDS-PP votaram favoravelmente.