"Atendendo aos graves problemas de descapitalização das empresas após um ano de fortes prejuízos, a AHRESP defende que as empresas dos nossos setores possam ter acesso facilitado a planos de pagamento em prestações na Segurança Social", lê-se no boletim da associação.
A AHRESP pede ainda a dispensa de garantias e a simplificação da informação exigida para a instrução dos pedidos.
Conforme apontou, "muitas empresas" com dívidas à Segurança Social têm solicitado planos de pagamento prestacionais para regularizar a sua situação contributiva.
Porém, segundo a associação, a Segurança Social exige a apresentação de uma garantia, "requisito que a maioria das empresas dos setores do alojamento turístico, restauração e similares não se encontra em situação de cumprir".
No documento, a AHRESP lembrou também que a regularização da situação contributiva "é essencial" para o acesso aos apoios.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.508.786 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.243 pessoas dos 802.773 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Leia Também: AO MINUTO: "No dia 11 de março apresentaremos o plano de desconfinamento"