O instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, IFRRU 2020, continua a reabilitar centros urbanos, apesar da crise causada pela atual pandemia. Tendo atingido um total de 800 milhões de euros de investimento em reabilitação, o IFRRU 2020 conta com 125 contratos para habitação, 144 para atividades económicas, sendo os restantes destinados a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural, incluindo equipamentos públicos para residência de estudantes. Destes contratos, 48 têm já os seus projetos concluídos.
Segundo um comunicado enviado às redações, o IFRRU atingiu as operações localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, definidas pelos respetivos Municípios, garantindo o alinhamento com a política urbana local. São 81 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.
Criado no âmbito do Portugal 2020, o IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, com execução até 2023, sem restrições ao tipo de beneficiários e ao uso a conferir ao edifico reabilitado.
Leia Também: Santander financiou 55% das operações IFRRU realizadas pela banca em 2020