Em resposta à agência Lusa, a operadora de transportes esclarece que o concurso público internacional, publicado na segunda-feira em Diário da República, visa "substituir a atual subestação de tração elétrica que se encontra em funcionamento há cerca de 60 anos".
A infraestrutura, necessária para alimentar a rede de tração elétrica da via férrea do carro elétrico do Porto, irá funcionar numa instalação subterrânea já existente no Largo Amor de Perdição, junto aos Clérigos e Jardim da Cordoaria, no Porto.
"Consiste, fundamentalmente, na transformação e retificação de tração com um grupo de 600 Vcc para alimentação elétrica das catenárias [sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea]", acrescenta a STCP.
Segundo a operadora de transportes, o concurso público internacional visa "melhorar as condições de segurança e de eficiência energética, bem como respeitar a regulamentação e legislação em vigor".
O concurso de conceção, projeto, fornecimento e instalação da subestação elétrica de tração tem um preço base de 1,15 milhões de euros e o prazo de execução do contrato fixa-se nos 365 dias.
As propostas podem ser apresentadas até às 17:00 do 33.º dia a contar da publicação do anúncio (até meados de início de abril) e os concorrentes são obrigados a manter as propostas 150 dias a contar do termos do prazo para a apresentação das mesmas.
A STCP conta com três linhas de elétrico na cidade do Porto (1, 18 e 22).
Leia Também: Covid-19: STCP reduz oferta de autocarros também ao fim de semana