'Amarelo' nos concelhos, semáforo no 'verde'. Como está a pandemia?
O relatório epidemiológico da DGS divulgado esta segunda-feira atualiza a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país. Os concelhos onde a situação é mais grave, na Madeira, refletem um atraso nos dados.
© Shutterstock
País concelhos
Os números da Covid-19 continuam a aliviar. O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira revela que há apenas um concelho em risco extremo - na semana anterior não havia nenhum - e o 'amarelo' é a cor que predomina. A matriz de risco, que vai guiar o desconfinamento, mostra que Portugal está no 'verde'.
De sublinhar também que há 35 concelhos com uma incidência de zero casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com o boletim, ao qual pode aceder aqui e consultar o estado do seu concelho (páginas 4, 5 e 6).
Segundo a distribuição geográfica, a situação mais crítica verifica-se na Madeira: no Funchal (1.128 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias); na Ponta do Sol (640 casos) e em Santa Cruz (576).
Porém, a DGS adianta que estes dados devem ser interpretados tendo em conta o "atraso entre diagnóstico e notificação verificado no período em análise".
Nas últimas 24 horas, Portugal registou dez mortes relacionadas com a Covid-19 e 256 novas infeções pelo novo coronavírus. O número de novos casos está em mínimos do início de setembro e o número de mortes não era tão baixo desde outubro.
Estes números acontecem no dia em que arrancou o plano de desconfinamento em Portugal. O primeiro-ministro salientou que esta primeira fase não é sinónimo de sair e fazer tudo, advertindo que a pandemia ainda é grave e que na Páscoa mantém-se o dever geral de recolhimento.
Esta segunda-feira abriram as creches, o ensino pré-escolar e escolas do primeiro ciclo do básico, sendo reaberto ainda o comércio ao postigo e estabelecimentos de estética como cabeleireiros.
O plano prevê novas fases de reabertura a 5, 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.
Semáforo revela que estamos no 'verde'
Esta segunda-feira, o relatório da DGS vem também acompanhado da matriz de risco, que servirá de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está no 'verde'.
Portugal: 96,0 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 hab.Continente: 84,2 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 hab.R(t) - Portugal: 0,83; Continente: 0,79© DGS
Com a atualização mais recente, Portugal passa a contabilizar, desde o início da pandemia, um total de 16.694 vítimas mortais associadas à doença e 814.513 casos de Covid-19.
[Notícia atualizada às 18h47]
Leia Também: AO MINUTO: Escolas "lugares seguros"; AstraZeneca é segura, diz Oxford
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com