Na ida ao supermercado, como reduzir a produção de resíduos (e poupar)?

Tome nota destas dicas e poupe - a carteira e o ambiente - da próxima vez que for ao supermercado.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
21/03/2021 08:00 ‧ 21/03/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Poupar

A poupança pode ser encarada de várias formas, mas a verdade é que, muitas vezes, poupar o ambiente é algo que está relacionado com a poupança da nossa carteira. Basta pensar numa ida ao supermercado: se levarmos um saco de casa estamos a evitar ter de comprar um novo

Ao mesmo tempo, estamos também a evitar que sejam consumidos e desperdiçados mais resíduos.

De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) há outras formas de reduzir a produção de resíduos. Tome nota: 

  • Evite usar sacos para pesar fruta e legumes no supermercado

"Quando for comprar fruta ou legumes, certifique-se de que o produto necessita mesmo de ser acondicionado num saco ou então dê preferência a frescos que não se encontrem previamente embalados. Os sacos têm apenas a função de agrupar várias unidades, mas se o produto já estiver agrupado, como um cacho de bananas, não necessita de utilizar nenhum saco. Pode também reutilizar sacos antigos para guardar os seus frescos durante as compras. A reutilização é sempre preferível à compra de novos sacos."

  • Voltar à venda a granel

"Esta prática está em crescimento e há várias cadeias de distribuição no nosso país que já contam com zonas dedicadas à venda a granel, assim como pequenos comerciantes dedicados a este conceito que permitem que leve os seus recipientes vazios para acondicionar os produtos. No site A Granel pode consultar quais as lojas que já aderiram à venda a granel, onde se localizam e quais os produtos disponibilizados."

  • Opte por produtos sem embalagem ou com embalagens mais sustentáveis

"Procure produtos cujas embalagens se encontram adequadas ao tamanho e às características do produto. Procure alternativas às embalagens que misturam vários materiais e que possam ser mais difíceis de reciclar. No que diz respeito aos sabonetes líquidos, géis de banho e champôs, opte por embalagens maiores e sem dispensador, e, quando tiver de reabastecer, sempre que possível, pondere a compra de recargas. Desta forma, estará a reduzir a quantidade de plástico de uso único que traz para casa."

  • Outros passos para reduzir o uso de embalagens
  • Evite a utilização de produtos descartáveis e opte por produtos que possa reutilizar;
  • Evite comprar água engarrafada. "A água da torneira é mais barata e de elevada qualidade", refere a DECO;
  • Qualquer que seja o material de embalagem, há sempre um contentor – amarelo, verde ou azul – pronto para transformar as embalagens em novos produtos

Leia Também: Como posso ter uma horta dentro de casa?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas