A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta segunda-feira, que realizou uma ação de fiscalização num grossista localizado no município de Penafiel, onde apreendeu cerca de 25 toneladas de produtos alimentares de origem animal. A atividade do operador económico foi suspensa.
"Nesta operação, verificou-se que o operador económico procedia ao armazenamento e à venda por grosso de produtos alimentares de origem animal (produtos cárneos, produtos da pesca, produtos lácteos e bacalhau) sujeitos a temperatura controlada, sem a existência do Número de Controlo Veterinário (NCV), atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), tal constituindo a infração de um pré-requisito para que se mostrem cumpridas as normas de segurança alimentar e as disposições legais dos regulamentos europeus aplicáveis", refere a ASAE em comunicado.
Não estando a ser cumpridas as regras, a ASAE determinou a "suspensão da atividade em causa, tendo sido instaurado um processo de contraordenação e apreendidas cerca de 25 toneladas de produtos alimentares de origem animal, num valor aproximado de 125 mil euros", segundo o mesmo comunicado.
Leia Também: ASAE apreende mais de 3,4 milhões de máscaras no Norte