Na última semana, o indicador diário de atividade económica (DEI) registou uma uma variação homóloga inferior à da semana anterior, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).
"Na semana terminada a 4 de abril, o indicador diário de atividade económica apresentou uma variação homóloga inferior à da semana anterior", pode ler-se no comunicado do BdP.
O DEI cobre diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal, sumariando a informação das seguintes variáveis diárias: tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.
Conforme explica o BdP, a utilização deste tipo de dados de alta frequência "intensificou-se na sequência da crise desencadeada pela pandemia de covid-19", já que, dado o "curto desfasamento" da sua divulgação face ao período de referência, permitem "identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica".
Contudo, ressalva, este indicador "não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema".
A próxima divulgação do DEI está agendada para o dia 15 de abril de 2021.
Leia Também: Banca perdeu mais de 1.000 trabalhadores no último ano. E balcões?