A NAV Portugal geriu 50.728 voos no primeiro trimestre de 2021, uma quebra de 68,6% face ao mesmo trimestre do ano passado, período em que foram controlados 161.579 movimentos no espaço aéreo português sob responsabilidade da NAV Portugal.
"A variação acentuada no total de movimentos geridos no primeiro trimestre de 2021 deve-se ao facto de este período comparar com os primeiros três meses de 2020, altura em que o impacto da pandemia apenas se fez sentir na reta final do trimestre - as disrupções provocadas pela Covid-19 começaram já no decurso de março de 2020", explica a empresa, em comunicado.
Apesar da quebra verificada no início deste ano, a NAV destaca "que em termos desagregados os efeitos da quebra do tráfego se continuam a fazer sentir com diferentes dimensões em cada uma das regiões de informação de voo".
"É cada vez mais evidente que a crise provocada pela pandemia não é algo passageiro, sobretudo no setor da aviação, onde as ondas de choque da interrupção abrupta dos fluxos de tráfego se continuarão a fazer sentir por vários anos", refere o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, General Manuel Teixeira Rolo, citado no mesmo comunicado.
Leia Também: Absentismo é critério na escolha de pilotos a propor medidas para sair