China investiga empresa Meituan por comportamento monopolista

O regulador de mercado da China disse hoje que lançou uma investigação sobre a empresa de entregas ao domicílio Meituan, por suspeita de comportamento monopolista.

Notícia

© Shutter Stock

Lusa
26/04/2021 15:18 ‧ 26/04/2021 por Lusa

Economia

China

 

A investigação ocorre numa altura de crescente escrutínio sobre as firmas do setor da Internet na China, por suspeita de práticas anticoncorrenciais.

A Administração Estatal de Regulação do Mercado disse em comunicado que está a examinar as práticas do Meituan, incluindo acordos de exclusividade conhecidos como "escolha um entre os dois".

Estas práticas são comuns na China, onde os provedores de comércio eletrónico por vezes forçam os comerciantes a vender exclusivamente os seus produtos e serviços apenas através da sua plataforma 'online'.

O Meituan concorre com a plataforma de entrega de alimentos Ele.me, que pertence ao grupo Alibaba.

A empresa disse em comunicado que vai cooperar ativamente com as autoridades, para melhorar a conformidade e proteger os direitos dos consumidores. Os vários negócios da empresa estavam a "operar normalmente", segundo o documento.

O grupo Alibaba, a maior empresa de comércio eletrónico da China, foi também investigada, no ano passado, por práticas anticoncorrenciais, e multado em 2,8 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros), no início deste mês.

A afiliada financeira do grupo, a Ant Group, foi obrigada a reestruturar-se como uma 'holding' financeira e obedecer a regras mais rígidas, como parte de uma reforma, depois de a sua entrada em bolsa ter sido suspensa.

As autoridades ordenaram recentemente que 34 empresas do setor da Internet -- incluindo a 'gigante' dos jogos Tencent Holdings e a empresa de comércio eletrónico Pinduoduo -- retificassem quaisquer práticas anticoncorrenciais no espaço de um mês.

O Governo divulgou diretrizes antimonopólio em fevereiro com o objetivo de acabar com práticas como contratos de exclusividade e o uso de subsídios para ganhar participação de mercado e eliminar concorrentes.

Na semana passada, o Meituan arrecadou quase 10 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros), com a venda de títulos conversíveis e ações adicionais, com planos para investir esses fundos no desenvolvimento e expansão de tecnologias de entrega.

Leia Também: Covid-19: China regista caso importado de Timor-Leste

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas