O primeiro-ministro, António Costa, felicitou, esta quinta-feira, França, Alemanha e Grécia por terem submetido os seus planos de recuperação à Comissão Europeia, depois de Portugal ter sido o primeiro país a fazê-lo.
Numa publicação partilhada na rede social Twitter, Costa sublinha que não há tempo a perder e que é necessário lançar a recuperação.
"Felicito a Alemanha, França e Grécia pela apresentação dos seus planos de recuperação e resiliência. Todos os PRR resultam de um diálogo construtivo nos últimos meses com a Comissão Europeia, o que lhe permitirá agora uma mais rápida avaliação", escreveu o primeiro-ministro.
Felicito #Alemanha, #França e #Grécia pela apresentação dos seus planos de recuperação e resiliência. Todos os PRR resultam de um diálogo construtivo nos últimos meses com a @EU_Commission, o que lhe permitirá agora uma mais rápida avaliação.
— António Costa (@antoniocostapm) April 29, 2021
O primeiro-ministro anunciou, na quarta-feira, que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia agendou a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) para a reunião dos ministros das Finanças, Ecofin, a 18 de junho.
"A presidência portuguesa agendará a aprovação dos primeiros planos para o ECOFIN de 18/06. Estamos ainda dispostos a convocar um Ecofin extraordinário na última semana de junho para aprovar um segundo conjunto de planos. Não há mais tempo a perder, é preciso lançar a recuperação", escreveu ainda Costa.
A Alemanha e a Grécia procederam à entrega formal dos respetivos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) junto da Comissão Europeia, anunciou o executivo comunitário na quarta-feira, que até então só tinha em sua posse o de Portugal.
A presidência portuguesa do Conselho da UE indicou na terça-feira que está a trabalhar para que o processo de libertação dos 750.000 milhões de euros do Fundo de Recuperação pós-pandemia da UE possa ser encurtado em pelo menos um mês.
Leia Também: PRR: Comissão terá "tolerância zero" contra a fraude, diz Elisa Ferreira