O consumo na semana de 19 a 25 de abril superou os registos pré-pandemia, de acordo com um relatório divulgado esta sexta-feira pela SIBS.
"O número total de compras (físicas e online) atingiu, pela primeira vez em 2021, valores acima dos registados antes da Covid-19 - quer em período homólogo (19 a 25 de abril de 2019), quer em comparação com os primeiros meses de 2020, caracterizado como o período 'antigo normal'", de acordo com a SIBS.
Este aumento, explica a gestora da rede Multibanco, "deve-se sobretudo ao comércio online, que tem vindo a registar um crescimento significativo ao longo da pandemia, estando atualmente 51% acima dos níveis registados no 'antigo normal'".
"De sublinhar ainda que, no período antes do aparecimento do novo coronavírus, o comércio online representava apenas 10% do total das compras eletrónicas, sendo que este valor chegou a representar 18% em fevereiro de 2021 e está atualmente (semana de 19 a 25 de abril) nos 14%", de acordo com a SIBS.
Numa análise por setores, verifica-se que os negócios mais impactados durante o período de confinamento foram o alojamento turístico, a restauração, o transporte de passageiros e moda & acessórios.
Estes setores "apresentam um gradual retorno com as diferentes fases de reabertura, sendo que na última semana encontram-se ainda a 16% face ao 'antigo normal'", de acordo com a SIBS.
Leia Também: Aprovadas medidas de apoio a empresas e famílias no Porto