Madeira. Turismo vai beneficiar da linha de crédito do Banco de Fomento

A linha de crédito do Banco Português de Fomento destinada a apoiar o tecido empresarial afetado pela pandemia de covid-19 vai abranger as empresas do setor do turismo da Madeira, anunciou hoje o Governo Regional.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
30/04/2021 13:48 ‧ 30/04/2021 por Lusa

Economia

Covid-19

 

"dummyPub">

"O Banco Português de Fomento, em articulação com a Secretaria Regional da Economia, decidiu alargar o âmbito territorial do novo instrumento de financiamento para médias e grandes empresas do setor do turismo", é referido numa nota hoje divulgada.

Citado na nota, o secretário regional da Economia, Rui Barreto, "congratula-se com o alargamento do âmbito territorial do novo instrumento de apoio às empresas", salientando que "o apoio será financiado por fundos comunitários da região.

Rui Barreto recorda ainda que este é "mais um instrumento ao dispor das empresas madeirenses", do qual, inicialmente, podiam apenas beneficiar o tecido empresarial do território continental, tendo o Governo da Madeira reivindicado que as regiões autónomas fossem também abrangidas.

"Estamos satisfeitos com a decisão do alargamento do âmbito territorial deste novo instrumento de apoio ao tecido económico", acrescenta o governante centrista do executivo da Madeira de coligação PSD/CDS-PP.

Segundo o Governo Regional, a nova Linha de Apoio à Economia -- Médias e Grandes Empresas do setor do Turismo -- está disponível a partir de hoje.

A dotação global é de 300 milhões de euros para fazer face a necessidades de liquidez decorrentes dos impactos da pandemia de covid-19 nas empresas do turismo.

Na nota é ainda referido que a linha "contempla a hipótese de uma parte do empréstimo poder ser convertida em fundo perdido, tendo como limite 20% do valor do financiamento se se mantiverem a totalidade dos postos de trabalho durante pelo menos 12 meses a contar da data de contratação do empréstimo".

O prazo máximo das operações será de seis anos, com 18 meses de carência de capital.

Quanto às candidaturas, segundo o Governo Regional, estarão abertas até 31 de dezembro de 2021, através do sistema bancário.

As médias e grandes empresas do turismo podem beneficiar de um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual.

O setor do turismo é a principal atividade económica da Madeira e uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19.

De acordo com os dados divulgados na quinta-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira regista um total de 8.949 doentes com covid-19 desde o início da pandemia, 8.616 recuperados e 71 mortes associadas a esta doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.033 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas