Apesar da suspensão inicial, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) acabou por aprovar a subida de 4,89% nas taxas do Aeroporto de Lisboa para 2021 proposto pela ANA - Aeroportos de Portugal.
A notícia, sublinhe-se, foi avançada pela TSF, dando conta que as companhias aéreas não estão conformadas com este aumento.
Em março, recorde-se, a ANAC suspendeu a aprovação da proposta tarifária da ANA para o aeroporto de Lisboa, aguardando um acordo com o Estado sobre o diferimento da recuperação dos défices de 2017 e 2018.
Porém, em comunicado, a ANAC explica que as negociações relativamente a este assunto foram "infrutíferas":
"Por comunicação de 22.4.2021 Gabinete de S.E. o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações informou a ANAC que recebeu uma comunicação por parte da ANA a dar conhecimento de que não pretendia proceder ao diferimento do recebimento dos défices tarifários registados em 2017 e 2018. Assim, foram dadas por encerradas as negociações entre o Governo e a ANA relativamente a esta matéria, as quais se mostraram infrutíferas", pode ler-se.
Com isto, a ANAC decidiu, a 22 de abril, "revogar a suspensão da entrada em vigor das taxas do Aeroporto de Lisboa, e em consequência aprovar a entrada em vigor, a partir de 27 de abril de 2021, das taxas aeroportuárias nos exatos termos em que foram propostas pela Concessionária".
Contudo, apesar da data da deliberação ser de 22 de abril, o comunicado do regulador só agora foi tornado público.
Leia Também: Banco do BCP na Polónia regista prejuízos de 69 milhões no 1.º trimestre