O que é a taxa de esforço? E como se calcula?
Ao calcular esta taxa conseguimos perceber qual é o rendimento que se tem disponível para fazer face às despesas diárias.
© shutterstock
Economia taxa de esforço
A taxa de esforço é, na prática, a percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações de créditos até então contraídos. Ou seja, ao calcular esta taxa conseguimos perceber qual é o rendimento que se tem disponível para fazer face às despesas diárias.
Tal como explica o portal ComparaJá.pt, esta taxa não deverá ser superior a 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado familiar.
"Cabe ainda salientar que no caso de um crédito à habitação, pelo facto de se tratar de um empréstimo de um valor muito avultado, muitos bancos colocam um limite máximo de 40% na taxa de esforço dos titulares para a aprovação do financiamento", adianta a plataforma de comparação de produtos de crédito.
Como se calcula?
Taxa de esforço = (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado) x 100
"Note que as despesas mensais referentes a eletricidade, água, gás e telecomunicações não são consideradas no cálculo da taxa de esforço, contando apenas os encargos financeiros com prestações mensais de crédito (cartão de crédito, crédito pessoal, crédito automóvel, entre outros)", adianta o ComparaJá.pt.
Porém, se não tiver um crédito à habitação, mas estiver a pagar por uma casa arrendada, este valor "deverá ser incluído nas despesas com encargos financeiros".
Leia Também: Cimeira Social: Meta de taxa de emprego de 78% até 2030 é realista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com