Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

IVAucher pode devolver mais aos consumidores do que 200 milhões previstos

Questionado sobre um eventual reforço da dotação do IVAucher, Leão disse que "sim, pode acontecer isso", justificando que a medida está a ser aplicada "no momento de maior consumo nos setores" e, por isso, espera-se uma "forte adesão". 

IVAucher pode devolver mais aos consumidores do que 200 milhões previstos
Notícias ao Minuto

11:49 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, abriu a porta, esta segunda-feira, a que a dotação do programa IVAucher, que arranca no dia 1 de junho, seja reforçada. Além disso, a expectativa do Governo é que haja uma "forte adesão" à iniciativa que pretende apoiar a retoma dos setores mais afetados pela pandemia - restauração, alojamento e cultura. 

Questionado sobre um eventual reforço da dotação do IVAucher, Leão disse que "sim, pode acontecer isso", justificando que a medida está a ser aplicada "no momento de maior consumo nos setores" e, por isso, espera-se uma "forte adesão"

"A estimativa que temos para a utilização é de cerca de 200 milhões de euros de IVA devolvido, mas se o valor for superior significa que houve uma grande adesão à medida, significa que estes setores ainda vão estar a recuperar mais rapidamente e isso é bom para a economia", disse o ministro João Leão, em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do programa IVAucher

Estamos numa fase de viragem, de forte recuperação, e estamos mesmo convencidos que os números que apresentámos no Programa de Estabilidade podem ser superados

Questionado sobre a durabilidade da medida, Leão disse que a mesma "é de carácter extraordinário e que procura ajudar estes setores, que foram os mais afetados pela pandemia, a recuperar". 

Leão reafirmou que o país está numa fase de viragem: "Tivemos um primeiro trimestre muito intenso, bastante difícil para a economia, mas agora estamos numa fase de viragem e de recuperação da economia."

"Nessa fase mais difícil tivemos medidas de emergência de apoio às empresas e às famílias que foram bastante eficazes", referiu o ministro, acrescentando: "A taxa de desemprego manteve-se nos níveis pré-pandemia, mas agora que a vacinação está a avançar e os números da pandemia estão mais controlados vamos passar para uma fase de recuperação", concluiu Leão. 

Números do Programa de Estabilidade "podem ser superados"

Sobre o facto de a OCDE ter melhorado as previsões económicas para Portugal, Leão disse que os "números aproximam-se muito das previsões do Governo", sublinhando que a OCDE era a instituição "mais pessimista". 

"Estamos numa fase de viragem, de forte recuperação, e estamos mesmo convencidos que os números que apresentámos no Programa de Estabilidade podem ser superados", disse o ministro das Finanças, justificando que a recuperação está a ser "robusta". 

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, admitiu, em entrevista à Lusa, a 21 de maio, que o PIB português poderá crescer até 1 ponto percentual acima dos 4% esperados, devido a uma mudança "muito rápida" das condições económicas.

Leia Também: IVAucher pode pode devolver mais aos consumidores do que o previsto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório