Exportações em saúde subiram 5,4% para 443 milhões até março

As exportações em saúde subiram 5,4% no primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo, para 443 milhões de euros, com destaque para as preparações farmacêuticas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo Health Cluster Portugal.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/06/2021 08:16 ‧ 07/06/2021 por Lusa

Economia

saúde

 

"dummyPub">

"As exportações em saúde cresceram 5,4% nos primeiros três meses do ano, face ao período homólogo [...]. No período de janeiro a março, as exportações em saúde atingiram um valor absoluto de 443 milhões de euros, valor que compara com os 420 milhões de euros registados no período homólogo", indicou, em comunicado, a associação Health Cluster Portugal.

Esta evolução foi impactada pelas exportações de preparações farmacêuticas, que aumentaram 3% para 297 milhões de euros.

Por sua vez, as vendas para o exterior de instrumentos e material médico-cirúrgico progrediram 8,9%, no primeiro trimestre, para 92 milhões de euros.

No total, as exportações portuguesas avançaram 6,2%, entre janeiro e março, com um volume de vendas ao exterior superior a 907.000 milhões de euros.

"As empresas portuguesas têm feito um grande esforço para consolidar a sua presença nos mercados externos, mesmo com as atuais dificuldades, fruto do contexto mundial. Estamos confiantes que em 2021 continuaremos a ter avanços muito positivos no que respeita à internacionalização deste setor, impulsionando assim a balança comercial", afirmou, citado em comunicado, o diretor executivo do Health Cluster, Joaquim Cunha.

O Health Cluster Portugal é uma associação privada sem fins lucrativos, que conta com mais de 180 associados, como universidades, hospitais, organizações e empresas da área farmacêutica, biotecnologia, tecnologias médicas e serviços.

Leia Também: Quase 6.700 suspeitas de reações adversas à vacina registadas em Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas