Frasquilho de saída da TAP. Governo já escolheu quem o vai substituir
Manuel Beja é a escolha do Governo para 'chairman' da TAP.
© Global Imagens
Economia TAP
Miguel Frasquilho está de saída da TAP e não vai integrar o novo conselho de administração da companhia. A notícia foi avançada pelo ECO e confirmada pelo Notícias ao Minuto. Manuel Beja é a escolha do Governo para 'chairman' da TAP.
Manuel Beja, licenciado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, tem experiência na área de tecnologia de informação e esteve anteriormente na Novabase.
Ao que indica o mesmo jornal, a substituição de Miguel Frasquilho é uma surpresa e o próprio só foi informado da decisão na terça-feira.
Na base desta decisão terá estado o facto de o primeiro-ministro, António Costa, ter imposto uma "mudança na totalidade" da administração da companhia aérea, o que levou ao afastamento de Frasquilho.
Está também escolhida a presidente da comissão executiva, Christine Ourmieres-Widener, uma gestora com carreira no setor da aviação.
Os restantes nomes a propor para o Conselho de Administração são Ramiro Sequeira, Alexandra Reis, João Gameiro, José Manuel Silva Rodrigues, Silvia Mosquera González, Patrício Ramos Castro, Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Monteiro Pires e João Pedro da Conceição Duarte.
A proposta deverá ser aprovada na Assembleia-Geral marcada para o dia 24 de junho, cuja convocatória já foi divulgada.
A 'luz verde' da Comissão Europeia ao plano de reestruturação da TAP só deverá chegar até ao final de junho. Esta data tem vindo a ser prolongada, sendo que chegou a estar prevista para março.
Em março, recorde-se, o chairman da TAP, Miguel Frasquilho, disse que a aprovação do plano de reestruturação da TAP deveria acontecer "entre abril e maio".
Na altura, Frasquilho revelou ter a "sensação" que a Comissão Europeia "considera o plano sólido, credível e resiliente".
Leia Também: Covid-19: França passa hoje a nova fase de desconfinamento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com