A República Dominicana têm-se destacado como destino turístico em tempos de pandemia. A recuperação da procura por parte dos turistas norte-americanos parece ajudar, mas o facto de o país ter vacinado todos os funcionários do setor turístico também transmite confiança.
"Isto é um paraíso e parece que não há pandemia", disse um cidadão alemão, já vacinado com as duas doses da Pfizer, em declarações ao El País.
Não há uma "receita mágica", mas a verdade é que a República Dominicana tornou-se numa referência da recuperação do setor na zona das Caraíbas.
Há vários motivos, mas destaca-se a recuperação da procura por parte de cidadãos dos EUA, país que já se encontra muito à frente no processo de vacinação contra o novo coronavírus. Um dos efeitos, sublinha o jornal espanhol, é que os cidadãos voltam a viajar para o estrangeiro.
Com isto, a República Dominicana registava no final de maio mais 10% de reservas de turistas norte-americanos para julho do que no mesmo período de 2019, antes da pandemia.
Muitos países olham, por isso, para a República Dominicana como um exemplo de recuperação, depois de o turismo ter sido um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19.
Entre as medidas para impulsionar o turismo destaca-se a vacinação dos funcionários do setor: "Todos os empregados de hotel foram vacinados para garantir a segurança do setor. Se o turismo avança, avançamos todos, porque muitas famílias vivem desta atividade", disse o presidente da República Dominicana, Luis Abinader, citado pelo El País.
Leia Também: Decisão alemã de interditar viagens insere-se no 'travão de emergência'