O Governo vai manter a comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional à Covid-19, pelo menos, até ao final de agosto, de acordo com uma portaria publicada, esta quinta-feira, em Diário da República.
A possibilidade de esta medida ser prorrogada tinha sido já assumida pelo Executivo, contudo, foi agora formalizada: "A presente portaria entra em vigor no dia 1 de julho e vigora até ao dia 31 de agosto de 2021, sem prejuízo da sua eventual prorrogação", pode ler-se no despacho.
Quando foi criada esta possibilidade, recorde-se, a previsão era que a medida estivesse em vigor até ao dia 31 de julho, mas o Governo já previa uma "eventual prorrogação", à semelhança do diploma agora publicado.
"Perante a atual situação epidemiológica, importa assegurar a manutenção da vigência do regime excecional e temporário estabelecido, continuando a intensificar a utilização de testes para deteção do SARS-CoV-2, realizados de forma progressiva e proporcionada ao risco", considera o Executivo.
No final da semana passada, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgou a lista atualizada das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados.
A lista completa dos estabelecimentos pode ser consultada aqui e nela pode encontrar o nome da farmácia ou laboratório, assim como o número do respetivo alvará, a morada, localidade, concelho e distrito.
De recordar que estes testes - com resultado negativo - são necessários em todo o país para aceder a hotéis e alojamentos turísticos. A outra opção é apresentar o certificado digital que prove que tem a vacinação completa.
Leia Também: Figueira de Castelo Rodrigo disponibiliza testes a emigrantes