Desemprego registado recua, mas ainda está acima do nível pré-pandemia
Os dados mais recentes indicam que há mais 53 mil desempregados face ao valor que se verificava antes dos primeiros casos positivos da Covid-19 em Portugal.
© Global Imagens
Economia desempregados
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego tem vindo a reduzir-se, tendo-se cifrado nos 368.704 em julho. Contudo, este valor ainda está acima do período pré-pandemia, uma vez que em fevereiro de 2020 havia 315.562 desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Quer isto dizer que os dados mais recentes indicam que há mais 53 mil desempregados face ao valor que se verificava antes dos primeiros casos positivos da Covid-19 em Portugal.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou em julho 9,5% em termos homólogos e 2,4% face a junho.
De acordo com o IEFP, no fim de julho, estavam registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 368.704 desempregados, um número que representa 66,5% de um total de 554.797 pedidos de emprego.
Segundo o IEFP, para a diminuição do desemprego registado face ao mês homólogo de 2020 contribuiu o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano (-76.715) e, em sentido inverso, contribuíram para o maior aumento no desemprego aqueles que permanecem inscritos há um ano e mais (+38.117).
Algarve com a descida mais acentuada
A nível regional, no mês de julho, o desemprego registado, em termos homólogos, aumentou apenas na região da Madeira (+1,7%).
As restantes regiões registaram "decréscimos significativos" do desemprego, com o Algarve a registar a descida mais acentuada (-21,5%).
Face a junho, o desemprego registado desceu em todas as regiões, com as reduções "mais expressivas" a ocorrerem no Algarve (-10,5%) e no Centro (-2,7%).
Leia Também: Desemprego registado abranda. Havia 423.888 inscritos até abril
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com