No Reino Unido, os donos dos restaurantes vão ser proibidos de ficar com as gorjetas ou pagamentos das taxas de serviço destinados aos trabalhadores, segundo a nova legislação preparada pelo governo britânico, cinco anos depois de ter sido proposta pela primeira vez, noticia o The Guardian.
Em causa estão as gorjetas deixadas pelos clientes através de pagamento com multibanco, uma vez que as gorjetas em dinheiro já estavam protegidas por lei.
Esta nova legislação, concebida para ajudar cerca de dois milhões de empregados e outros trabalhadores da hotelaria e restauração, surge depois de uma série de histórias sobre empresas que deduzem o dinheiro dos pagamentos com cartão destinados ao pessoal de espera e cozinha.
De acordo com a investigação feita, muitas empresas que acrescentam uma taxa de serviço às contas dos clientes estavam a guardar parte ou todo o dinheiro, em vez de o atribuírem aos trabalhadores. Algumas empresas utilizaram o dinheiro para aumentar os salários dos gestores ou chefes de cozinha e outras utilizaram-no simplesmente para aumentar os lucros.
O problema acentuou-se durante a pandemia, uma vez que a maioria dos pagamentos (80%, segundo o The Guardian) se passou a fazer com cartão, acabando os trabalhadores por ficar sem grande parte das gorjetas deixadas pelos clientes.
Leia Também: Reino Unido regista aumento de mortes e casos e menos internamentos