Em agosto, as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram indicadores positivos, aumentando face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da GfK sobre o clima de consumo na Europa.
Em relação ao mês de julho, o clima de consumo europeu desceu ligeiramente (18,5 vs 18,3 pontos), com as expectativas económicas a variarem em -5 pontos, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"Portugal e Irlanda registaram as maiores subidas no que diz respeito às expectativas económicas (+15 e +10 pontos, respetivamente), com Alemanha e Turquia a verem os maiores decréscimos neste indicador", pode ler-se.
O indicador das expectativas salariais manteve-se inalterado face a julho, com a Finlândia a registar a maior subida (+10 pontos), seguida da República Checa (+7 pontos). Neste indicador, apenas a Holanda, Letónia e Eslovénia revelaram expectativas salariais negativas. Portugal apresenta uma subida de 3 pontos em relação aos dados de julho.
Leia Também: PRR: ANMP preocupada com prazo de execução devido a contratação pública