Afinal, como é que o BdP faz previsões para a economia portuguesa?
O BdP manteve hoje a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de junho. Como é que estas previsões são elaboradas?
© Shutterstock
Economia previsões
No dia em que o Banco de Portugal (BdP) divulgou o Boletim Económico de outubro, no qual mantém a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, a instituição liderada por Mário Centeno divulgou mais um episódio do seu podcast no qual explica como é que estas previsões são realizadas.
O episódio em questão - que pode ouvir aqui - conta com a ajuda das duas economistas responsáveis pela área de projeções do Departamento de Estudos Económicos, Cristina Manteu e Gabriela Castro.
Gabriela Castro começa por explicar os modelos que servem de base às previsões do BdP, sendo que o podcast também aborda outros temas como o rigor das previsões e quais os desafios deste exercício em ambientes de incerteza.
O BdP manteve hoje a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de junho.
Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, "em 2021, a economia portuguesa continua o processo de recuperação iniciado no terceiro trimestre de 2020", considerando que "o choque pandémico revelou-se temporário, não obstante o impacto mais prolongado em alguns setores e empresas".
Segundo o Boletim Económico do BdP divulgado hoje, "a inflação situa-se em 0,9% em 2021", uma subida face aos 0,7% projetados em junho. Os economistas do banco central antecipam que o consumo privado cresça 4,3% este ano, registando-se também uma subida face aos 3,3% projetados em junho.
Leia Também: Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com