E, no âmbito da reunião, marcada para 29 de novembro, analisarão especificamente esta orientação no que diz respeito às cidades, mobilidade e soluções industriais, revelou hoje a agência Efe.
A 3.ª vice-presidente e ministra da Transição Ecológica do governo espanhol, Teresa Ribera, viajará para a capital portuguesa, anunciou hoje a própria, durante um breve encontro com jornalistas, durante a 32.ª Cimeira Luso-Espanhola que decorre em Trujillo (Espanha).
Ribera, que fez uma pausa na agenda das reuniões e encontros incluídos neste encontro bilateral, avançou que ambos os países estão a trabalhar em questões energéticas, uma questão "fundamental" para ambos os países.
No contexto da transformação do sistema energético, Espanha e Portugal têm "uma agenda comum muito importante associada a novas soluções energéticas", desde a eficiência e as energias renováveis, incluindo o hidrogénio, à mobilidade elétrica, um campo que inclui baterias, carregadores e hidrogeradores.
"Podemos fazer muito em conjunto, uma vez que temos propostas comuns", acrescentou.
A governante salientou também a importância de enfrentar "tarefas" de ambos os lados da fronteira, tais como habitação, conectividade, serviços e planos de desenvolvimento específicos.
Outros aspetos abordados na cimeira estão relacionados com aqueles que vivem em zonas transfronteiriças e que convivem e procuram diariamente serviços e emprego em cidades, vilas e zonas nestas áreas.
Questionada sobre a situação política em Portugal após a rejeição da proposta orçamental do Governo português, o que abre caminho a eleições legislativas antecipadas, Ribeira expressou a sua confiança de que haverá "uma solução construtiva e positiva para o povo português".
Leia Também: Acidente com cinco viaturas complica trânsito na Segunda Circular