O Banco de Portugal (BdP) reafirmou, esta quarta-feira, o seu compromisso em contribuir para a resposta às alterações climáticas, no âmbito do seu mandato e por ocasião do 'Dia da Finança' da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 26).
"O Banco de Portugal está empenhado em reforçar a sustentabilidade ESG no conjunto das suas atividades, com um foco particular nas alterações climáticas, e em linha com o seu mandato. Esta é uma das prioridades do nosso Plano Estratégico 2021-25. 'Agir pela Sustentabilidade' é o que nos move", pode ler-se na declaração.
Em comunicado, o supervisor da banca explica que serve esta declaração para definir os "compromissos e as ações que empreenderá com o objetivo de contribuir para as metas climáticas assumidas pela União Europeia e pelo Estado Português. Faz ainda um balanço das iniciativas que desenvolveu até ao momento no domínio da sustentabilidade".
Além disso, "foi elaborada no contexto de uma iniciativa da NGFS – Network for Greening the Financial System, a rede global de bancos centrais e supervisores financeiros destinada a promover um sistema financeiro mais ecológico, da qual o Banco de Portugal faz parte desde 2018 e que, hoje, reúne 95 membros e 16 entidades observadoras de todo o mundo".
Leia Também: BdP é "pilar de resiliência" e quer contribuir para recuperação económica