Combate ao crime económico custou 130 milhões em oito meses

A ministra da Justiça disse hoje que o combate da Polícia Judiciária à fraude e ao crime-económico rondou, nos últimos oito meses, os 130 milhões de euros, valor superior aos 87 ME gastos na nova sede da PJ.

Notícia

© Lusa

Lusa
11/03/2014 14:34 ‧ 11/03/2014 por Lusa

Economia

Teixeira da Cruz

Paula Teixeira da Cruz, que esteve presente na inauguração da nova sede da PJ, em Lisboa, considerou que que o diretor da Polícia Judiciária "até foi modesto" quando disse que os valores dos últimos oito meses do combate à fraude e ao crime económico ultrapassavam os 87 ME gastos na nova sede daquela polícia.

No discurso da cerimónia, o diretor nacional da PJ disse que os 87 milhões de euros gastos na construção da nova sede são equivalentes a apenas oito meses de investigação aos crimes económico-financeiro e à corrupção.

Depois dos discurso, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a ministra da Justiça, o diretor nacional da PJ e o presidente da autarquia de Lisboa, António Costa, visitaram as novas instalações, com cerca de 80 mil metros quadrados, que inclui uma "sala de crise" e um heliporto.

No final, Paula Teixeira da Cruz considerou que havia "a obrigação de facultar à PJ" uma nova sede que juntasse os diversos serviços que estavam dispersos por outros edíficios de Lisboa.

A ministra insistiu que a PJ deve ser motivo de "orgulho" para todos os portugueses, sublinhando que, apesar das "dificuldades e das diminuições remuneratórias", os seus elementos mantiveram a polícia "como um exemplo a seguir".

A importância desta polícia e os "riscos" que os membros da PJ enfrentam diariamente foram outros aspetos salientados pela governante.

Paula Teixeira da Cruz manifestou ainda a convição de que Portugal vai terminar rapidamente o programa da 'troika', considerando que estão a ser dados passos no sentido da criação de uma "sociedade sustentada e sustentável".

Com 80 mil metros quadrados, o novo edifício-sede dispõe de dois auditórios com cabines de tradução simultânea e equipados com a mais moderna tecnologia multimédia, duas carreiras de tiro, um heliporto e uma sala de situação com especiais requisitos de segurança, física e tecnológica, a partir da qual será possível o acompanhamento em direto de situações operacionais complexas, permitindo uma maior rapidez e assertividade das decisões impostas por tais cenários.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas