A ação surge no seguimento de uma parceria entre duas empresas ibéricas - grupo Barraqueiro e Pecovasa Renfe Mercancías - com a participação acionista minoritária do grupo alemão ferroviário Deutsche Bahn, conta o Diário de Notícias.
Esta iniciativa contribuirá para diminuir, em aproximadamente 80% das emissões emitidas relação à utilização do camião.
Será hoje o primeiro dia em que a Autoeuropa enviará os primeiros veículos para Espanha através dos caminhos de ferro.
A partida será da Fábrica de Palmela pelas 18h28, uma viagem com a duração de 24 horas até à fábrica da Seat de Martorell, em Barcelona.
O comboio seguirá pela linha da Beira Baixa, que apenas se encontra em total funcionamento desde maio.
O plano é transportar 184 automóveis da marca Volkswagen, divididos entre dois pisos. Numa primeira fase, o transporte será apenas feito uma vez por semana.
A especificidade desta rota será entre Palmela e a fronteira, onde os vagões serão rebocados por uma locomotiva diesel, visto que a empresa ferroviária do grupo Mota-Engil não utiliza material elétrico.
No país vizinho, será a Pecovasa Renfe Mercancías a gerir o funcionamento do processo, realizado com material diesel, devido à ausência de eletrificação na linha entre a fronteira e Salamanca.
Já há dois anos que a Autoeuropa aposta no transporte de automóveis pela ferrovia, tendo em iniciado esta atividade com capacidade para 250 veículos por dia, o que, no ano seguinte, se alargou para o dobro.
Atualmente, de segunda a sábado, a empresa desloca um valor diário total de 650 carros para o terminal de exportação de carros do Porto de Setúbal.
Leia Também: Grupo SATA com recorde de transporte de passageiros no mês de outubro