Vai comprar na Black Friday? Sete dicas para aproveitar os descontos
Se pretende aproveitar a Black Friday para fazer compras, tome nota destas dicas e aproveite (bem) os descontos.
© Shutterstock
Economia Black Friday
Na sexta-feira acontece a Black Friday e muitas marcas até já vão começando, ao longo desta semana, a fazer descontos nos seus produtos. Trata-se de uma época de maior consumismo, mas que pode ser bem aproveitada, sobretudo, se precisa mesmo de algum artigo ou se pretende antecipar (e ter desconto) nas prendas de Natal.
Deste modo, a plataforma de comparação de preços KuantoKusta apresenta, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, sete dicas para aproveitar bem os descontos. Anote-os:
1. Criar uma lista
"A Black Friday é uma época muito propícia a compras desnecessárias e a falsos descontos e criar uma lista com o que queremos comprar é o primeiro passo para evitar compras por impulso. Assim é possível preparar o processo de compra através da escolha de lojas e da comparação de produtos e preços. Aproveitar as wishlists disponibilizadas pelos sites das lojas ajudará também a acompanhar a disponibilidade e preço dos produtos."
2. Escolher as lojas
"Com uma lista de produtos, será mais fácil procurar e escolher lojas, físicas e online. No caso de lojas desconhecidas, de Portugal ou de outros países, deve-se procurar sempre obter um feedback sobre as mesmas. Isto porque nesta altura do ano são criadas várias lojas fictícias para burlar consumidores e as lojas que aplicam técnicas para enganar os compradores são frequentemente identificadas na internet. Como tal, a atenção deve ser redobrada."
3. Comparar produtos
"Conhecer o que queremos comprar é fundamental, não só porque podemos descobrir uma alternativa melhor para o que precisamos, mas também porque é essencial quando chega o momento de comparar preços. É frequente que nestas datas os consumidores comparem o mesmo modelo de produto, mas com especificações diferentes. Por exemplo, o consumidor está a comparar o mesmo smartphone mas com capacidades de armazenamento diferentes (32GB vs 64GB). É muito importante ter em conta todas as especificações de um artigo na hora de comparar produtos e preços."
4. Analisar os preços
"Para além da prática comum de comparação de preços para encontrar o artigo mais barato, é muito importante analisar os preços com antecedência e perceber se um desconto se traduz efetivamente numa redução de preço significativa e se é ou não uma boa compra."
5. Comparar preços até nas lojas físicas
"Uma das estratégias das lojas é colocar lado a lado produtos com características semelhantes, com uma estratégia de preço que leve a optar pelo produto que mais lhes interessa vender. Para que não restem dúvidas deve-se usar sempre o smartphone e comparar os preços em outras lojas físicas e online."
6. Não fazer compras por impulso
"Ao longo de todo o ano, inclusive na Black Friday, são desenvolvidas estratégias para fazer com que o cliente compre sem pesquisar informação e sem comparar preços. Por isso, deve-se evitar a todo o custo as compras impulsivas, implementando as dicas mencionadas anteriormente."
7. Estar atento a fraudes
"As dores de cabeça na Black Friday, infelizmente, são reais e cada vez mais comuns. Nas lojas online é essencial ler atentamente todos os detalhes relacionados com a compra, como estado do produto, condições e custos de envio, condições de devolução. Para além disso, é fundamental procurar informação sobre as lojas online e físicas onde nunca se tenha feito compras e ver os respetivos elogios e reclamações."
Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a cair 0,32%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com