O Banco Montepio anunciou, esta terça-feira, a venda de uma carteira de 356,8 milhões de euros em crédito ao consumo, englobando cerca de 40 mil contratos, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"O montante bruto alienado foi de 356,8 milhões de euros, numa carteira que englobou aproximadamente 40 mil contratos", diz o Banco, em comunicado.
A instituição bancária explica que "a concretização desta operação permite reduzir o volume de ativos ponderados pelo risco em cerca de 265 milhões de euros e materializa a estratégia do Banco Montepio da contínua redução da ponderação do risco nos ativos, com vista ao reforço dos rácios de capital conforme previsto no Plano de Financiamento e Capital".
O Banco Montepio adianta ainda que a titularização foi colocada junto de investidores institucionais internacionais, "em cinco tranches colateralizadas com um spread implícito médio de 112 p.b. sobre a Euribor a 1 mês, tendo a procura sido mais de 1,8 vezes superior à oferta".
"Para o sucesso desta transação contribuíram o interesse da comunidade de investidores pelo binómio risco/rendimento das classes de obrigações titularizadas, tendo sido também determinante a participação dos membros do sindicato de colocação da emissão, a StormHarbour Securities LLP e o Crédit Agricole Corporate & Investment Bank", conclui a instituição.
Leia Também: Trabalhadores, apoio extra ao rendimento pode ser pedido até 6.ª feira