Reduzir despesas? Tome nota de cinco dicas para poupar energia
Mude alguns comportamentos e poupe na fatura da energia.
© iStock
Economia despesas
Com o frio, o Natal e mais tempo por casa é normal que a fatura da energia seja 'mais pesada' neste período. Contudo, há alguns comportamentos que podem evitar um acréscimo nas despesas, em particular se vai passar mais tempo na cozinha durante estas festividades.
Neste sentido, a Selectra reuniu um conjunto de cinco dicas para poupar energia. Tome nota:
1. Dê descanso ao forno: "Este eletrodoméstico é muitas vezes considerado o nosso maior aliado na cozinha, mas também pode ser o nosso maior inimigo quando chega o momento de pagar a conta da luz. Assim, escolha maioritariamente receitas que possam ser confecionadas no fogão ou ainda no microondas, que tem a vantagem de poupar aproximadamente 60 a 70% de energia em comparação ao forno".
2. Tenha atenção às panelas que utiliza: "As panelas devem sempre ser escolhidas tendo em conta o tamanho do bico do fogão que vai utilizar, de forma a aproveitar o calor produzido e evitar desperdícios de energia".
3. Deixe os alimentos à temperatura ambiente: "Antes de meter mãos à obra, deixe os ingredientes à temperatura ambiente um tempo antes. Isto irá não só facilitar-lhe a tarefa de prepará-los, como também diminui o tempo de confeção, precisando por isso de ser consumida menos energia".
4. Cozinhe tudo de uma vez: "Defina uma parte do seu dia para preparar tudo e evite estar sempre a ligar e a desligar os aparelhos elétricos. Se cozinhar tudo de uma vez, consegue rentabilizar o calor produzido pelo fogão e forno para fazer todos os pratos que pretende."
5.Opte sempre por lavar a loiça na máquina: "Arrumar tudo na máquina de lavar a loiça não só é muito mais fácil, como também é mais sustentável! Isto porque para além de ter que gastar menos água, consome também menos energia. No entanto, deve ter em conta que esta só deve ir a lavar na sua capacidade máxima e num programa que recorra a baixas temperaturas."
Leia Também: O belo golo que deu início à vitória do Arsenal frente ao West Ham
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com