Governo antecipa para a próxima semana apoio à família para creches e ATL
A antecipação do encerramento destas atividades letivas, além de outras medidas previstas para a primeira semana de janeiro, foi decretada face ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal.
© shutterstock
Economia Apoio aos pais
O Governo decidiu antecipar para a próxima semana o apoio à família, uma vez que o encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL), que estava previsto para a "semana de contenção" entre 3 e 9 de janeiro, avança já no dia 25 de dezembro.
"Vamos ter apoios à família. Na primeira semana de contenção, as escolas não estariam a funcionar, porque é a semana entre o Natal e o Ano Novo, [pelo que o apoio] aplica-se apenas aos pais de filhos nas creches ou em ATL, que vão fechar. Na segunda semana, aquela que já estava prevista e que é a primeira de janeiro, as escolas já funcionariam e, portanto, vamos conceder esse apoio à família também aos pais que tinham crianças nas escolas", disse o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, em declarações à RTP3.
Na prática, explicou Tiago Antunes, "o apoio é o mesmo, simplesmente visa apoiar aquilo que era suposto estar aberto e afinal está fechado: na primeira semana são as creches e ATL, na segunda semana são também as escolas".
A antecipação do encerramento destas atividades letivas, além de outras medidas previstas para a primeira semana de janeiro, foi decretada face ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal.
O Governo já tinha anunciado que o apoio à família iria regressar na primeira semana de janeiro. Pode consultar mais informações sobre esta 'ajuda' aqui.
O apoio, recorde-se, destina-se a quem tem filhos menores de 12 anos, mas em caso de teletrabalho, abrange apenas pais com filhos na escola até ao 4.º ano.
Leia Também: As novas medidas e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com