"No quarto trimestre, o preço do petróleo continuou a crescer, cerca de 9% face ao trimestre anterior, ao passo que os preços do gás na Europa e na Ásia, impulsionados pelo aumento da procura, alcançaram níveis recorde, e levaram os preços da eletricidade a níveis inéditos", disse o presidente executivo da empresa, Patrick Pauyanné.
Falando na apresentação de resultados da empresa, que teve os maiores lucros alguma vez registados por uma empresa francesa, de acordo com a agência Efe, Pauyanné disse que os lucros de 13,9 mil milhões de euros seguem-se às perdas de 6,2 mil milhões de euros em 2020.
A companhia teve um EBITA (lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) de 43,3 mil milhões de dólares (37,7 mil milhões de euros), o dobro do registado em 2020, e o que fluxo de caixa originado pelas operações a nível mundial, chegou aos 30,4 mil milhões de dólares (26,5 mil milhões de euros), mais do triplo do registado no ano anterior.
A Totalenergies reduziu ligeiramente a produção anual de petróleo, em 2%, mas beneficiou do facto de o preço do petróleo, no ano passado, ter estado 69% mais alto do que durante 2020.
Nas renováveis, a produção cresceu 71% face a 2020, gerando um EBITDA de 1,8 mil milhões de dólares (15,6 mil milhões de euros).
A Totalenergies é um dos principais investidores na exploração de gás natural em Moçambique, embora as obras estejam suspensas desde o ano passado, na sequência da degradação da situação de segurança na província de Cabo Delgado.
Leia Também: Bélgica proíbe manifestação inspirada nos protestos anti-covid no Canadá