Moeda russa desvaloriza-se mais de 60% desde 24 de fevereiro
O rublo, a moeda russa, perdeu 62,1% do seu valor desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e depois de o Ocidente ter isolado financeiramente o país.
© Lusa
Economia Ucrânia/Rússia
Hoje, a moeda russa atingiu um novo mínimo histórico, tendo-se desvalorizado para 132 rublos em relação ao dólar e 144 rublos em relação ao euro.
A nova depreciação da moeda surge depois de os EUA anunciarem que estão em conversações "muito ativas" com a União Europeia para proibir as importações de petróleo da Rússia, numa nova tentativa de asfixiar a economia russa em retaliação à guerra na Ucrânia.
A agência de notação Moody's também baixou a notação da dívida soberana do Governo russo, que já estava em 'lixo', de 'B3' para 'Ca' pela expectativa de que os controlos de capital do banco central russo restrinjam os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço da dívida das obrigações do Governo.
"A descida para 'Ca' é motivada por grandes preocupações acerca da vontade e capacidade da Rússia de cumprir as suas obrigações de serviço da dívida", disse a agência num comunicado, indicando que a perspetiva do país continua negativa.
Leia Também: Organização pede a jovens africanos que evitem aderir à guerra na Ucrânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com